
Pesquisa quantitativa e testes qualitativos
Revisão de árvore de categorias e menu de navegação
Etapas /
Teste de árvore quantitativo >
Prescrição de Card Sorting
Ferramentas /
Teste de árvore (quantitativo)
Prototipação
Teste de usabilidade qualitativo
Dentro de um contexto de trazer ganhos de SEO através da revisão da árvore de categorias de produtos, o time foi ativado para trazer a perspectiva do cliente em relação à nova proposta e entender quais seriam os desdobramentos para o front-end do site, no menu de navegação.
Notavelmente, as 2 categorias primárias de Móveis e Acessórios da empresa são destrinchadas em 10 categorias primárias, como Móveis, Acessórios, Decoração, Cama e Banho, Organização, etc.

Teste de Árvore quantitativo
Consideramos o entendimento do cliente em relação à nova organização como hipótese para ser validada ou negada:
"A nova disposição de categorias está mais adequada ao racional de navegação dos clientes que a versão anterior"
O método de pesquisa selecionado para a validação foi o Teste de árvore, que avalia especificamente a navegação do usuário por uma listagem de categorias, sem considerar interferências da interface, e foi aplicado de maneira quantitativa e não moderada através da plataforma Optimal Workshop.

Planejamento da pesquisa
Para o planejamento da pesquisa, os elementos básicos de pesquisa quantitativa foram definidos:
Variável de causa
Variável de efeito
Amostra
Grupo de controle

Variáveis de causa -
A nova árvore de categorias foi considerada como variável de causa. As categorias mais rentáveis foram selecionadas para serem procuradas pelos usuários.
Variáveis de efeito -
Os parâmetros a seguir foram selecionados para serem observados:
Acertos totais;
Acertos diretos;
Backtracking;
Primeiro Clique;

Amostragem -
A pesquisa foi disparada para a base de email dos clientes almejando uma amostra com margem de erro de 10% e nível de confiança de 90%, considerando a população de usuários semanais do site da Tok&Stok.
Grupo de Controle -
Emails também foram enviados para uma outra base de usuários do mesmo perfil, porém contendo a árvore de categorias anterior.

Achados:
O desempenho geral das duas categorias foi colocado lado a lado, e olhando qualitativamente para cada caso, foi possível identificar melhoras e pioras geradas pela mudança.

Através do primeiro clique, foi possível constatar que algumas categorias predavam o fluxo de navegação de outras, como puff sendo procurado em decoração ao invés de móveis, e utensílios de cozinha competindo com mesa posta.
Também foi possível identificar pelo back-tracking que certas nomenclaturas não estavam claras.

Também foram encontradas subcategorias muito procuradas pelos clientes em outras categorias pai, diferente das que foram propostas internamente na empresa.

A partir destes achados, foi possível identificar vários pontos de atrito, e propor recomendações para o time de SEO e de negócios avaliar, como a revisão da nomenclaturas de categorias e ajuste de categorização de alguns produtos.
Para o eventual desdobrameto no menu de navegação, deixou-se prescrito a criação de múltiplos acessos para produtos que tem categorização ambígua para os clientes.
Prototipação e teste de usabilidade
Um protótipo de média/alta fidelidade foi elaborado para entender desdobramento da mudança da árvore de categorias no menu.
Dado o aumento no número de categorias primárias de 2 para 10, entendeu-se uma necessidade de criar um termo guarda-chuva que englobasse todas elas, existindo também a possiblidade de manter a mesma divisão de Móveis e Acessórios, mas reorganizar todas as demais categorias primárias dentro de Acessórios.
O menu na versão desktop também passaria a ter 3 aberturas, ao invés de apenas 2. Foram elaboradas duas propostas seguindo referências de mercado.


Perguntas de pesquisa
Para guiar a etapa de teste de usabilidade, foram elaboradas perguntas de pesquisas que devem ser respondidas ao final da etapa, e que posteriormente foram adaptadas em perguntas de roteiro:
- Qual o efeito sobre o cliente em agrupar todas as categorias de produto no termo "Todas as categorias" (termo validado anteriormente via questionário), comparada à versão de "Móveis" e "Acessórios"?
- A pessoa consegue abrir várias instâncias de menu realizar scroll dentro delas?
- Qual a reação da pessoa ao ver um menu com muitos itens?
- Há outro impacto na clareza da navegação mobile?
Teste de usabilidade moderado remoto
O teste de usabilidade foi realizado com 6 clientes recentes das plataformas digitais, que navegaram na versão desktop e mobile, cada 3 clientes começando por uma versão diferente. O teste foi conduzido de maneira que as pessoas receberam instruções verbalmente por vídeo-chamada enquanto compartilhavam sua tela.

Achados
Os principais achados foram direcionados pelas perguntas de pesquisa:
Qual o efeito sobre o cliente em agrupar todas as categorias de produto no termo "Todas as categorias", comparada à versão de "Móveis" e "Acessórios"?
Existe um trade off entre segurança de encontrar, e o quão chamativo o menu é. Este trade-off só pode ser mensurado de maneira quantitativa e comportamental.
A pessoa consegue abrir várias instâncias de menu e realizar scroll dentro delas?
Sim, porém pessoas que não estão utilizando o mouse e sim o trackpad apresentam dificuldade.
Qual a reação da pessoa ao ver um menu com muitos itens?
Um recorte de pessoas desiste de utilizar esta opção.,
Há outro impacto na clareza da navegação mobile?
Não, somente o trade off mencionado anteriormente.
Encaminhamentos
Foi possível escolher assertivamente o tipo de menu a ser utilizado, dado alguns ajustes de espaçamento para reduzir a necessidade da scrollagem.
Foi prescrita a realização de um teste A/B durante a implementação para entender o trade-off mapeado, observando as seguintes métricas:
Clique no menu - Entender o quanto cada um dos menus incentiva o clique.
Acessos a páginas de produtos em cada versão após o uso do menu e independente do uso do menu - Entender o quão assertiva a navegação está sendo em cada versão;